Com o desenvolvimento do adulto, este procura a estabilidade na via. E para dar estabilidade na vida, para alem de um seio familiar é necessário arranjar um trabalho.

Nos antes de escolhermos o que queríamos ser ou seguir no futuro fizemos ou maioria fez testes psico-técnicos, onde lá informava-nos das áreas em que nós tínhamos maiores aptidões. E muitos de nós utilizou estes testes, para facilitar a escolha do seu futuro.

No que se trata de ter um emprego ou arranjar um trabalho, nota-se que existe mais homens empregados que mulheres e que as pessoas com menos de 16 anos cada vez é mais raro ver a trabalhar. Estes números que antigamente eram normais, por que as pessoas desistiam da escola e procuravam um trabalho e que as mulheres ficavam em casa a tratar dos seus afazeres domésticos, os homens iam trabalhar para ganhar o sustento da família, o chefe da família. Hoje em dia, com a escolaridade obrigatória, e com a igualdade de direitos, cada vez mais vemos as mulheres a trabalhar, com tantos direitos e deveremos como os homens, e existe cada vez mais pessoas a trabalhar com cursos profissionais ou superiores, o que obriga a uma vida de estudante até pelo menos aos 18.