Na fase adulta é normal que a personalidade se altere, ou seja, uma pessoa enquanto mais jovem e irrequieta que quer aproveitar a vida ao máximo torna-se mais pacata e sossegada.

Na fase adulta a um desenvolvimento da personalidade ou não. Muitas pessoas como referi anteriormente, alteram a sua personalidade e maneira de ser pelas experiencias vividas, deixando de ser tão eufóricas e de levar a vida ao limite, passando a ser pessoas mais conscientes, com responsabilidades, mais pacatas. Por outro lado é possível encontrar pessoas que pelos vistos a idade não passou por elas. Continuam a aproveitar a vida como se não houvesse amanha, mostrando não só na forma de ser mas também na forma de vestir.

Por isso dizemos que as pessoas que alteram a sua personalidade ao longo da idade, têm um desenvolvimento da personalidade em mudança, enquanto que as pessoas que continuam a aproveitar a vida, não ocorre o desenvolvimento da personalidade esperado ou habitual ou seja a sua personalidade mantêm-se continua em relação aquilo que já existia.